INFORMAÇÕES GERAIS PARA SER REPRESENTANTE COMERCIAL
RESUMO DA PROFISSÃO #1
É o profissional de vendas, atuando como representante autônomo ou como empresa de representação comercial.
RESUMO DA PROFISSÃO #2
Responsável pelas vendas de equipamentos ou produtos de um fabricante em uma determinada região.
RESUMO DA PROFISSÃO #3
Normalmente atuam em um mesmo segmento de negócios (Ex: alimentos, bebidas, calçados, etc) podendo vender para companhias varejistas, atacadistas, distribuidores, etc.
OUTROS NOMES DO REPRESENTANTE COMERCIAL
Vendedor independente, Representante de vendas, Gerente de conta, caixeiro-Viajante
REQUISITOS FÍSICOS
Nenhum. Boa apresentação e aparência são importantes.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #1
Normalmente viajam localmente ou pelo país para visitar clientes.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #2
Utilizam carro, calculadoras, computador, telefone celular, produtos e amostras de produtos.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #3
Computadores são essenciais para comunicação com a empresa. Muitos vendedores usam computadores ou smartfones para colocar pedidos, atualizar banco de dados de clientes, gerenciar estoques, etc.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #4
O trabalho pode ser estressante, pois normalmente possuem objetivos (cotas / metas) de vendas a alcançar.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #5
Normalmente trabalham em horas normais.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #6
Interagem com grande variedade de pessoas, clientes, gerentes de vendas, de finanças, marketing, técnicos e outros vendedores.
COMO É O LOCAL DE TRABALHO #7
Novas tecnologias estão modificando seu trabalho: Call Centers, televendas, marketing direto, e-mail, telefone celular, internet, e-commerce, computadores.
FUTURO DA PROFISSÃO #1
Excelente futuro. Mercado de representações comerciais é imenso e as companhias desejam trabalhar com representantes que recebem por produtividade, isto é, por quanto produzem.
FUTURO DA PROFISSÃO #2
O trabalho do vendedor está sendo modificado. Hoje o vendedor é mais orientado ao cliente e possui como objetivo construir e manter um bom relacionamento em vez de simplesmente tirar um pedido.
FUTURO DA PROFISSÃO #3
O foco é reter e trabalhar com clientes atuais em vez de simplesmente procurar novos clientes.