PLANO DE NEGÓCIOS A CHAVE PARA O SUCESSO

PLANO DE NEGÓCIOS - A CHAVE PARA O SUCESSO

PLANO DE NEGÓCIOS - A DIFERENÇA ENTRE O SUCESSO E FRACASSO DE UM NOVO NEGÓCIO

1- A Ideia do negócio.

Faça uma análise inicial sobre a viabilidade da ideia no mercado (necessidades, desejos e demanda do mercado, existência do segmento de mercado indicado, recursos necessários). Verifique o que está faltando e introduza as melhorias necessárias.

2-Elaboração do Plano de Negócios

A ideia de um negócio normalmente surge espontaneamente. Entretanto, é importante que, antes de iniciar o desenvolvimento do empreendimento, seja feita uma análise metódica e lógica do negócio, avaliando seus riscos, sua viabilidade e possíveis resultados etc.

3-Implantação do empreendimento.

Vejamos agora, mais detalhadamente, o plano de negócios


Plano de negócios

Vejamos várias definições para que entenda o que é um plano de negócios quando visto de várias perspectivas.

  • É um documento escrito que tem como objetivo estruturar pensamentos, ideias, visões, estratégias, alocar recursos etc. de modo a verificar a viabilidade da empresa ou negócio a ser criado. O que se procura é evitar o desperdício de recursos e esforços em um negócio inviável e aumenta as chances de sucesso.
  • É um ótimo e necessário instrumento de apresentação do negócio para conseguir, mais facilmente, financiamentos / empréstimos junto a instituições financeiras.
  • É um documento necessário para conseguir um sócio capitalista.
  • É um mapa ou roteiro ou bússola para o desenvolvimento do projeto.
  • É um documento escrito que ajuda a encontrar o caminho para o sucesso de seu empreendimento.
  • É um documento elaborado com a finalidade de estabelecer as metas de um negócio; as ações que devem ser executadas para o cumprimento destas metas e os recursos necessários para desenvolver estas ações.
  • É um documento que se utiliza para analisar, avaliar e apresentar um projeto de uma nova empresa / negócio. Com ele se analisam as alternativas para implementar um negócio, avaliando a viabilidade técnica (é possível fazer?), econômica (dará os resultados esperados?) e financeira (existem os recursos necessários?). É também utilizado para guiar as ações de implementação do negócio.
  • É uma descrição futura de seu empreendimento apresentando o que você planeja fazer, quais suas estratégias e qual o rumo a seguir. É um estudo minucioso do negócio. Em resumo é a sua bússola.


Qual é a importância do plano de negócios?

  • Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas etc. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. Lembre-se que iniciar um novo empreendimento, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
  • O planejamento é de extrema importância ao abrir um novo negócio / empresa e poderá fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso de sua empresa. Planeje cuidadosamente antes de investir seu tempo e dinheiro. Uma excelente ideia que não tenha um PN pode não encontrar apoio e ficar esquecida no tempo.
  • É uma ferramenta fundamental para conhecer melhor a empresa que irá abrir, encontrar possíveis sócios ou conseguir financiamentos.
  • É seguramente mais barato colocar e refletir sobre ideias escritas do que perder dinheiro testando a ideia no mercado. Não se lance cegamente no desenvolvimento de um novo empreendimento sem uma análise ordenada e lógica do negócio, sem uma análise dos  riscos envolvidos, sua viabilidade, possíveis resultados etc.
  • Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O PN, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá ajudá-lo a diminuir consideravelmente o nível de risco.
  • O mérito maior de criar um Plano de Negócios não está em ter um documento escrito no final do trabalho. O que é mais importante é o processo de pesquisa e reflexão sistemático sobre o negócio. O ato de planejar ajuda a pensar, a estudar e a pesquisar fatos. Também ajuda a olhar as idéias de uma maneira crítica. O tempo gasto na elaboração do plano será mais que recompensado evitando erros que custariam muito dinheiro.

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Quais são os principais tipos de plano de negócios?

Existem basicamente três tipos de PN (plano de negócios) que dependem de sua finalidade.

  • Criar um novo negócio (implantação).
  • Expandir ou modernizar um negócio já existente.O PN deve definir o futuro, as estratégias e os objetivos voltados para o crescimento da organização. Este tipo de PN também é usado para conseguir investimentos e para conseguir empréstimos de capital de giro.
  • Modificar a localização de sua empresa (re-localização).

Quanto tempo e esforço são  necessários para elaboração de um Plano de negócios?

Normalmente demora de alguns dias a várias semanas para elaborar um bom plano. Não é uma tarefa fácil e exige persistência, comprometimento, pesquisa, muito trabalho e criatividade.  A maior parte do tempo é dedicada a pesquisa e na tarefa de re-pensar suas ideias e suposições. É procurar respostas a muitas perguntas como:

  • É possível vender esta quantidade a este preço?
  •  Com esta estrutura de pessoal é possível atender a esta demanda?
  •  Este valor de investimento será suficiente para o crescimento que é estimado no PN?
  •  É no questionamento crítico que está o grande valor do processo. Reserve um bom tempo para realizar esta atividade. Os empreendedores que desenvolveram um PN nunca se lamentaram do trabalho realizado.

 

Quais são as razões que justificam a elaboração de um Plano de negócios?

  • Ter um documento de apresentação do projeto para investidores em potencial, sócios ou compradores.
  •  Assegurar-se de que o negocio tem viabilidade financeira e operacional antes de sua implementação.
  •  Encontrar a forma mais eficiente de implementar um projeto.
  •  Necessidade de identificar e evitar potenciais problemas antes de que ocorram com o desperdício de tempo e recursos.
  •  Prever necessidades de recursos e sua alocação no tempo.
  •  Valorizar uma empresa com o objetivo de fusão ou venda.
  •  Guiar a implementação do negócio e servir como base para avaliar o desempenho do negócio em implantação.

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