TIPOS DE CURRÍCULO
TIPOS DE CURRÍCULO
Vejamos a seguir os vários tipos de currículo.
Currículo cronológico
- A informação é apresentada em ordem cronológica (normalmente inversa) iniciando pela mais recente.
- Muito apreciado pelos profissionais de recrutamento devido à rapidez, objetividade de leitura, ser claro, bastante esquemático, objetivo, muito direto e fácil de analisar.
- É o mais usado.
Quando usar:
- Deve ser usado por candidatos que descrevem uma história profissional sem interrupções,
que evidencia um desenvolvimento harmonioso de carreira. - Candidatos que procuram um próximo passo em sua carreira profissional
Quando não usar
- Se possuir pouca experiência profissional.
- Quando necessitar esconder um aspecto menos favorável.
- Quando a última experiência profissional não é a mais relevante para o cargo pretendido.
- Quando houve muitas mudanças de emprego.
- Quando houve muitas mudanças de carreira.
Exemplos de currículos cronológicos
O currículo abaixo é apresentado em uma página e representa um profissional jovem. Nomes de profissionais e empresas são fictícios.
Pedro Paulo Valente
Rua Bonsucesso 12 - apto. 401 - Rio de Janeiro -RJ
Tel: 7262 9874 (residência)
99 85 87 66 (celular)
pedro_paulo@ig.com.br
Brasileiro, 28 anos, casado, um filho
Objetivo profissional: Representante de vendas
Escolaridade:
Segundo grau - Colégio Plínio Santos
Informática
Conhecimentos como usuário: Excel, Word, Powerpoint, Outlook, Internet
Cursos de aperfeiçoamento
1996: Curso de Técnicas de Vendas básico
1995: Curso de Técnicas de negociação
Diversos seminários em Marketing e Gerencia de Vendas
Experiência profissional
Desde 1998 até presente: Empresa Brasil Comercial.
- Representante de vendas - responsável pelos estados RJ,
ES e MG
Atribuições / realizações:
- Iniciei o mercado do ES tendo alcançado uma fatia de mercado de 35% em seis meses.
- Reconquistei um grande cliente em MG representando 25% das vendas no estado.
- Aumentei em 30% as vendas no mercado do RJ através de prospecção de novos
clientes.
Susana Marinho Saldanha
Rua da Felicidade, nº23 - Rio de Janeiro, RJ
Tel: 7271 2876 (residência)
9153 4223 (celular)
Susana@hotmail.com
Brasileira, casada, 35 anos, dois filhos.
Objetivo profissional: Secretária executiva
Escolaridade
1998: Graduada em Línguas e Literaturas Modernas
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Idiomas
Inglês - fluente - falado e escrito
Espanhol - fluente - falado e escrito
Informática
Word, Outlook, Excel, Powerpoint
Cursos de aperfeiçoamento
1994: Curso técnico de secretariado
Experiências Profissionais:
1998 até presente data: Brazil Trade - secretária
Principais atribuições:
- Organizar viagens internacionais e nacionais
da diretoria da empresa. - Operar equipamentos de Vídeo conferencia.
- Elaborar atas de reuniões
- Atender telefonemas internacionais.
- Elaborar apresentações em powerpoint.
- Fazer pesquisas na internet
1997: Unisys - operadora de Call Center
1995: Unisys - recepcionista
Currículo funcional
- O enfoque principal é a função (que trabalhos executou) em vez das empresas onde trabalhou.
- A informação é agrupada pelas funções desempenhadas ou competências profissionais, independentemente da sua sequência no tempo.
- A história / experiência profissional é dividida em conhecimentos específicos / administrativos, capacidade de comunicação, resolução de problemas e conhecimentos técnicos. Exemplo: “Durante o estágio na companhia x tive oportunidade de desenvolver a função Y, onde me foi dada a possibilidade de adquirir conhecimentos na área de …”.
- Ressalta os aspectos que considera mais adequados para a companhia ou cargo em questão.
A relação cronológica dos empregadores só é apresentada no final.
Quando usar
- -Quando se termina o curso superior e se procura o primeiro emprego.
- Quando desempregado, destaque as realizações anteriores e não a situação atual.
- Quando o cargo requer amplos conhecimentos da sua experiência profissional e não qualificações específicas acumuladas.
- Para jovens profissionais com história profissional curta.
- Candidatos cujo currículo apresente interrupções de carreira nem sempre fáceis de explicar.
- Profissionais que pretendem mudar de carreira.
- Profissionais cuja função atual não é a mais representativa das suas competências e realizações profissionais.
- Quando desejar destacar a atividade profissional e as competências obtidas a partir dela.
- Quando necessitar esconder determinados detalhes (Ex: média de curso baixa ou pouca experiência para o cargo a que se candidata.
- Quando desejar criar espaço para uma apresentação pessoal na qual poderá convencer um potencial empregador que valorize a ambição, a capacidade de crítica e a capacidade de expressão.
Desvantagens
- Muitos especialistas de recrutamento e potenciais empregadores o considerarem com desconfiança pois o encaram como dissimulador de pontos fracos, esconder informações etc.
- É muito subjetivo e pode causar diferentes interpretações.
- É, geralmente, muito extenso o que exige uma maior atenção por parte do selecionador que, muitas vezes, não dispõe de tempo e ignora o currículo e o candidato.
Exemplos de currículo funcional
Rui Diniz Ferreira
Avenida York, 1274 apto. 301, Rio de Janeiro – RJ Brasileiro
Tel: 2234 5432 (residência) Casado
9912 3456 (celular) 39 anos
rdf@hotmail.com
Três filhos
OBJETIVO: Diretor administrativo / financeiro
FORMAÇÃO ACADÊMICA
1981 / 82 – MBA- Harvard University
1968 / 72 – Administração de empresas – PUC- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
IDIOMAS
Inglês – fluente – falado e escrito
Espanhol – fluente – falado e escrito
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Desde 1972 atuo no departamento administrativo / financeiro em empresas multinacionais como Gessy Lever, Monsanto, Johnson & Johnson. Segue abaixo um detalhamento de realizações e atribuições.
Controladoria
Implantei softwares de Business Intelligence que possibilitaram desenvolver um novo budget ou forecast em 20 dias.
Supervisionei a elaboração de vários budgets
Tesouraria
Na J&J atuei na redução de dias de cobrança tendo reduzido em 15 dias
Reduzi de 15 para 5 o número de bancos. Isto gerou redução significativa no trabalho diário da Contabilidade e Tesouraria com redução de mão de obra.
Pg. 1 – Rui Diniz Ferreira
Contabilidade
Implantei um novo Sistema de Contabilidade e um novo plano de contas que possibilitou a redução em dois dias no tempo de fechamento mensal.
Custos
Na J&J implantei o novo de sistema de custo standard possibilitando análises de variações mensais.
Recursos Humanos
Na Monsanto, o departamento de RH estava sob minha responsabilidade. Implantei um Departamento de Treinamento e Cargos e Salários.
Implantei um programa de sugestões que geraram reduções de custo de US$ 200,000 por ano.
Informática ( Na Gessy Lever)
Coordenei o desenvolvimento de um Plano Diretor de Informática
Supervisionei o projeto de implantação de um novo servidor IBM para toda a empresa.
Supervisionei a implantação de um novo Sistema Integrado.
HISTÓRICO PROFISSIONAL
1986/88 – Gessy Lever – Controller
1983/86 – Monsanto -Diretor administrativo / financeiro
1980/83 – Consultor autônomo
1972/80 – Johnson & Johnson – Tesoureiro.
Pg. 2 – Rui Diniz Ferreira
Currículo cronológico funcional
- Tenta conciliar o modelo cronológico com a flexibilidade e versatilidade do currículo funcional. Este formato é o mais apreciado pelos profissionais de recrutamento.
- Associa a ordem cronológica inversa das empresas com os cargos realçando a experiência funcional.
- É o modelo mais forte e comunicativo.
Quando usar:
- Quando se encontrar no topo da carreira.
- Quando se pretende mudar de empresa mas prosseguindo no mesmo ramo de atividade.
- Quando necessita privilegiar a situação atual.
Exemplo 1:
Nomes de profissionais e empresas são fictícios.
João Rezende Neves
Rua Doutor Pedro Quintanilha, n.º 52
22666.090 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: 2383 7937 (residência) 9182 3333 (celular)
OBJETIVO: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO
ESCOLARIDADE
Segundo grau. - Colégio Plínio Santos
Rio de Janeiro - RJ
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
Curso de digitação - 1979
Curso de auxiliar de escritório - 1979
Curso de Controle de estoque- 1980
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
09/82 - atual
John & Linus Empresa multinacional americana que comercializa produtos de consumo e produtos farmacêuticos.
Auxiliar de escritório (04/83 - atual)
Digitador (09/82 - 04/83)
Como auxiliar de escritório executo todo serviço de controle de correspondência recebidas e enviadas, controlo todo o estoque de material de escritório através de planilhas em Excel, faço a digitação de contratos de vendas e consignação, executo conciliações bancárias etc
Minhas principais realizações e atividades foram:
Área de Controle de Correspondência
Organizei o setor, introduzi formulários de controle para evitar perda de documentos.
Controle de estoque de material de escritório
Desenvolvi e implantei uma planilha Excel de controle de estoque.
Identifiquei novos fornecedores e consegui uma redução de custo de 10%.
Digitação de contratos
Padronizei os contratos com o Departamento Jurídico.
Elaborei documentos em MS Word para agilizar a confecção de contratos com excelentes resultados para a empresa.
Conciliações bancárias
Recebi o serviço com conciliações atrasadas em três meses. Hoje toda a conciliação dos quatro bancos está rigorosamente em dia.
02/1980 - 09/1982
Braun Chemicals Empresa multinacional americana fabricante de corantes, pigmentos, plásticos etc.
Digitador (1980/81)
Responsável por toda digitação dos pedidos de vendas da empresa. Fiz várias sugestões para agilização do serviço que foram aceitas e implantadas pelo departamento de informática da empresa. Estas sugestões possibilitaram maior agilidade e maior eficiência no atendimento aos clientes.
Minhas principais realizações foram:
Implantação de relatórios de acompanhamento diário de pedidos pendentes.
Implantação de relatórios mensais de faturamento.
Implantação de relatórios gerenciais do faturamento.
DADOS PESSOAIS
Brasileiro - casado - dois filhos
Erros que não deve cometer em seu currículo
- 1-Elabore seu currículo tendo em mente seu objetivo e procure colocar as informações por ordem de importância. Informe primeiro as suas realizações/conquistas, atividades mais significativas e mais diretamente relacionadas com o cargo desejado, depois inclua as informações acessórias que podem ser úteis.
- 2-Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso;
- 3-Somente use outro idioma em seu currículo quando enviar o currículo a uma multinacional ou quando o próprio anúncio exija.
- 4-Use a primeira pessoa. Exemplo: Implantei, construí, vendi, organizei etc.
- 5-Cuidado com erros de ortografia e gramática. A redação deve ser clara, sucinta, objetiva, em ótimo português ou idioma em que seja elaborado o mesmo, mas completo nas informações relevantes. Solicite uma revisão para um amigo que tenha bom domínio do português escrito.
- 6-A informação apresentada deve ser honesta e verídica e sem exageros.
- 7-Não utilize formulário-padrão. Ao responder a um anúncio personalize o currículo para aquela companhia valorizando pontos em função dos requisitos do anúncio.
- 8-A realização de muitos estágios pode indicar instabilidade.
- 9-Se a idade é inferior ou superior à exigida indique-a numa rubrica “Diversos” e destaque as qualidades e capacidades de adaptação à cultura da empresa
- 10-Use palavras positivas e que revelem dinamismo.
- 11-Não junte cartas de referencias ou certificados de conclusão. Somente envie se solicitado.
- 12-Não envie fotos com seu currículo exceto se solicitado. Neste caso envie uma foto séria.
- 13-Não cite dados como nome dos pais, cor, altura, números de documentos (cpf, RG, titulo de eleitor etc).
- 14-Não mencione a pretensão salarial nem último salário.
- 15-Somente coloque referencias pessoais no currículo se a companhia solicitar. Informe nomes de profissionais que possam fornecer informações sobre sua identidade/ capacidade /honestidade. Deve-se ter cuidado todo especial na seleção de profissionais indicados como fontes de referencias, quer pelo grau de amizade, como de confiabilidade.
- 16-Envie o currículo para o profissional que irá tomar a decisão final dentro da companhia. Isto pode ser conseguido tentando um contato com algum funcionário da companhia que algum amigo conheça.
- 17-Uma recomendação para o profissional sem emprego é que deve aceitar a primeira oferta razoável que aparecer pois sempre poderá mudar de emprego no futuro. Se conseguir ser selecionado para duas companhias, diga para a companhia A que irá iniciar imediatamente. Para a companhia B diga que está em um projeto no estágio final e que não pode abandonar o projeto agora mas que em três semanas estará disponível. Durante as duas semanas seguintes você poderá avaliar se a companhia A realmente é a companhia em que deseja trabalhar. Se for, ligue para a companhia B e diga que decidiu continuar no projeto e agradeça. Se a companhia A não é a companhia desejada, ligue para a companhia B e diga que conseguiu concluir o projeto rapidamente e que está disponível para iniciar a contratação.
- 18-MUITO IMPORTANTE - Não envie o currículo sem uma carta de apresentação. Veja a seguir as técnicas que deverá usar para elaborar uma carta de apresentação.
Curso de Auxiliar de Secretária