PLANO DE NEGÓCIOS - A CHAVE PARA O SUCESSO
PLANO DE NEGÓCIOS - A DIFERENÇA ENTRE O SUCESSO E FRACASSO DE UM NOVO NEGÓCIO
PLANO DE NEGÓCIOS A CHAVE PARA O SUCESSO
Quais são as etapas de desenvolvimento de um novo negócio?
1- A Ideia do negócio.
Faça uma análise inicial sobre a viabilidade da ideia no mercado (necessidades, desejos e demanda do mercado, existência do segmento de mercado indicado, recursos necessários). Verifique o que está faltando e introduza as melhorias necessárias.
2-Elaboração do Plano de Negócios
A ideia de um negócio normalmente surge espontaneamente. Entretanto, é importante que, antes de iniciar o desenvolvimento do empreendimento, seja feita uma análise metódica e lógica do negócio, avaliando seus riscos, sua viabilidade e possíveis resultados etc.
3-Implantação do empreendimento.
Vejamos agora, mais detalhadamente, o plano de negócios
Plano de negócios
Vejamos várias definições para que entenda o que é um plano de negócios quando visto de várias perspectivas.
-
É um documento escrito que tem como objetivo estruturar pensamentos, ideias, visões, estratégias, alocar recursos etc. de modo a verificar a viabilidade da empresa ou negócio a ser criado. O que se procura é evitar o desperdício de recursos e esforços em um negócio inviável e aumenta as chances de sucesso.
-
É um ótimo e necessário instrumento de apresentação do negócio para conseguir, mais facilmente, financiamentos / empréstimos junto a instituições financeiras.
-
É um documento necessário para conseguir um sócio capitalista.
-
É um mapa ou roteiro ou bússola para o desenvolvimento do projeto.
-
É um documento escrito que ajuda a encontrar o caminho para o sucesso de seu empreendimento.
-
É um documento elaborado com a finalidade de estabelecer as metas de um negócio; as ações que devem ser executadas para o cumprimento destas metas e os recursos necessários para desenvolver estas ações.
-
É um documento que se utiliza para analisar, avaliar e apresentar um projeto de uma nova empresa / negócio. Com ele se analisam as alternativas para implementar um negócio, avaliando a viabilidade técnica (é possível fazer?), econômica (dará os resultados esperados?) e financeira (existem os recursos necessários?). É também utilizado para guiar as ações de implementação do negócio.
-
É uma descrição futura de seu empreendimento apresentando o que você planeja fazer, quais suas estratégias e qual o rumo a seguir. É um estudo minucioso do negócio. Em resumo é a sua bússola.
Qual é a importância do plano de negócios?
- Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas etc. Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. Lembre-se que iniciar um novo empreendimento, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido.
- O planejamento é de extrema importância ao abrir um novo negócio / empresa e poderá fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso de sua empresa. Planeje cuidadosamente antes de investir seu tempo e dinheiro. Uma excelente ideia que não tenha um PN pode não encontrar apoio e ficar esquecida no tempo.
- É uma ferramenta fundamental para conhecer melhor a empresa que irá abrir, encontrar possíveis sócios ou conseguir financiamentos.
- É seguramente mais barato colocar e refletir sobre ideias escritas do que perder dinheiro testando a ideia no mercado. Não se lance cegamente no desenvolvimento de um novo empreendimento sem uma análise ordenada e lógica do negócio, sem uma análise dos riscos envolvidos, sua viabilidade, possíveis resultados etc.
- Empreender é sempre um risco, mas empreender sem planejamento é um risco que pode ser evitado. O PN, apesar de não ser a garantia de sucesso, irá ajudá-lo a diminuir consideravelmente o nível de risco.
- O mérito maior de criar um Plano de Negócios não está em ter um documento escrito no final do trabalho. O que é mais importante é o processo de pesquisa e reflexão sistemático sobre o negócio. O ato de planejar ajuda a pensar, a estudar e a pesquisar fatos. Também ajuda a olhar as idéias de uma maneira crítica. O tempo gasto na elaboração do plano será mais que recompensado evitando erros que custariam muito dinheiro.
Quais são os principais tipos de plano de negócios?
Existem basicamente três tipos de PN (plano de negócios) que dependem de sua finalidade.
- Criar um novo negócio (implantação).
- Expandir ou modernizar um negócio já existente.O PN deve definir o futuro, as estratégias e os objetivos voltados para o crescimento da organização. Este tipo de PN também é usado para conseguir investimentos e para conseguir empréstimos de capital de giro.
- Modificar a localização de sua empresa (re-localização).
Quanto tempo e esforço são necessários para elaboração de um Plano de negócios?
Normalmente demora de alguns dias a várias semanas para elaborar um bom plano. Não é uma tarefa fácil e exige persistência, comprometimento, pesquisa, muito trabalho e criatividade. A maior parte do tempo é dedicada a pesquisa e na tarefa de re-pensar suas ideias e suposições. É procurar respostas a muitas perguntas como:
- É possível vender esta quantidade a este preço?
- Com esta estrutura de pessoal é possível atender a esta demanda?
- Este valor de investimento será suficiente para o crescimento que é estimado no PN?
- É no questionamento crítico que está o grande valor do processo. Reserve um bom tempo para realizar esta atividade. Os empreendedores que desenvolveram um PN nunca se lamentaram do trabalho realizado.
Quais são as razões que justificam a elaboração de um Plano de negócios?
- Ter um documento de apresentação do projeto para investidores em potencial, sócios ou compradores.
- Assegurar-se de que o negocio tem viabilidade financeira e operacional antes de sua implementação.
- Encontrar a forma mais eficiente de implementar um projeto.
- Necessidade de identificar e evitar potenciais problemas antes de que ocorram com o desperdício de tempo e recursos.
- Prever necessidades de recursos e sua alocação no tempo.
- Valorizar uma empresa com o objetivo de fusão ou venda.
- Guiar a implementação do negócio e servir como base para avaliar o desempenho do negócio em implantação.
VISITE O INSTITUTO DENVER E PREPARE-SE PARA ABRIR UM NEGÓCIO
MAIS INFORMAÇÕES?